quarta-feira, 20 de abril de 2011

Decorar com Cabaça


Cabaça ou porongo é a designação comum dos frutos de plantas da família das cucurbitáceas e a uma da família das bignoniáceas. As plantas são chamadas de cabaceira, porongueiro e cabaceiro.
Depois de seco e tratado o fruto é utilizado de várias formas. Como cuias, copos, moringa, cisterna, amplificador acústico, (maraca, chocalho,etc), artesanato, objeto decorativo.
Para o fabrico do berimbau, não é utilizada a cabaça, mas sim o fruto de uma espécie não aparentada, a árvores Crescentia Cujete (bignoniáceas), também conhecida como calabaça, cuia e cueira. Fonte: Wikipédia; imagem blog Sítio & Artes

A cabaça é cada vez mais utilizada no artesanato, é trabalahada e tranformada nos mais variados objetos: porta canetas, "caixa de ovos", "caixa de costura", bonecas decorativas, etc.
Como preparar a cabaça:
  • Primeiro devrá lavar e retirar toda a sujidade da cabaça. Deixar secar muito bem.
  • Fazer um corte (que varia de acordo com o objeto a criar) para retirar as sementes e fibras
  • Aplicar um produto contra possíveis invasores (cupim, traça, etc), normalmente à venda em casas de materiais de construção.
Depois de seguir estes passos já tem a sua cabaça preparada para fazer lindos trabalhos.
Deixo aqui algumas sugestões e ideias. Bom trabalho!


imagens: dos blogs e páginas acima hiperligados.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Banheira "Vitoriana" - O que fazer?

Anda cá por casa uma banheira de ferro de estilo Vitoriano e ainda tenho algumas dúvidas do que fazer com ela.
Para que volte a desempenhar as funções para a qual foi construída, ainda tem de levar um bom tratamento. A parte exterior tem ferrugem, o interior até se conservou muito bem e os pés já não são novos. Afinal já tem uns 40 a 50 anos.
Mas um bom banho de imersão, relaxante, cheio de espuma, é delicioso. Para não ser tão mal para o ambiente posso lavar o cão lá a seguir, ele iria adorar!









À procura de uma solução, encontrei estes sofás simplesmente divinais (e amigos do ambiente). A ideia é dos designers da Etsy Ruff House Arte.






Outra ideia foi criar um canteiro de flores ou de ervas de cheiros para o jardim da casa. Esta ideia foi sugerida pelo Primo Pedro.

Neste link  poderá dar o seu voto. Banheira / Sofá / Canteiro de Flores.