sexta-feira, 8 de abril de 2011

Banheira "Vitoriana" - O que fazer?

Anda cá por casa uma banheira de ferro de estilo Vitoriano e ainda tenho algumas dúvidas do que fazer com ela.
Para que volte a desempenhar as funções para a qual foi construída, ainda tem de levar um bom tratamento. A parte exterior tem ferrugem, o interior até se conservou muito bem e os pés já não são novos. Afinal já tem uns 40 a 50 anos.
Mas um bom banho de imersão, relaxante, cheio de espuma, é delicioso. Para não ser tão mal para o ambiente posso lavar o cão lá a seguir, ele iria adorar!









À procura de uma solução, encontrei estes sofás simplesmente divinais (e amigos do ambiente). A ideia é dos designers da Etsy Ruff House Arte.






Outra ideia foi criar um canteiro de flores ou de ervas de cheiros para o jardim da casa. Esta ideia foi sugerida pelo Primo Pedro.

Neste link  poderá dar o seu voto. Banheira / Sofá / Canteiro de Flores.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Obras em casa II

E já começaram as obras.

Diz-se que uma casa não se começa pelo telhado, mas foi exactamente por onde começamos a nossa. Claro que aqui o caso é diferente.

   

Já temos o guarda-chuva preparado para não sermos apanhados desprevenidos.

terça-feira, 15 de março de 2011

A escolha da cozinha

Escolher a cozinha para a nossa casa nem sempre é uma tarefa fácil.

Queremos que a nossa cozinha seja linda, moderna, mas sempre actual, confortável, com espaço de arrumação e prática.
Temos de escolher o modelo -disposição dos móveis, electrodomésticos - escolher os materiais...
Para o modelo temos em L; em U, Paralela, com ou sem ilha, com ou sem balcão de refeição( ver: http://www.interiores-pt.com/) ;  é só escolher e criar. Existem softwares (disponíveis online e em algumas lojas, exemplo da IKEA)  que nos permitem desenhar a nossa cozinha.
Este foi o desenho que fiz para a minha cozinha no IKEA. A cor não está escolhida, vai ser de acordo com o revestimento e pavimento).







Depois de escolher a disposição, é altura de escolher os materiais.

A gama de materiais disponíveis é imensa e cada um com características, qualidade e preços diferente. Exemplos de alguns materiais utilizados na construção de cozinhas são: madeira, MDF, contraplacado (hidrófogo ou não), Contraplacado marítimo. Depois há o acabamento que pode ser em folha de madeira, termolaminado, lacado, melanina, etc...
Alguns defendem o contraplacado marítimo, mas o verniz da folha poderá torna-se baço, e dependendo da qualidade pode estalar. Outros defendem a melanina, que normalmente é aplicada sobre o contraplacado hidrófogo. Não risca e a durabilidade é boa. Neste site SOMAPIL e neste blog PORTAL DA MADEIRA e neste FÓRUM DA CASA  encontrei resposta para algumas das minhas dúvidas.

Para a nossa cozinha optámos pela melamina, tem o preço/qualidade que o nosso bolso suporta, e a variedade de cores e texturas para este material é imensa. Dá para combinar facilmente com o revestimento e pavimento que iremos escolher.

Depois há o tampo que pode ser em Granito ou "Silestone".

"O Silestone é uma superfície de quartzo natural tratada e criada para decorar as cozinhas e banheiros actuais numa gama de cores de quartzo atractivas, texturas de quartzo extraordinárias e um desempenho de alta qualidade. É a única com protecção anti-bacteriana para bancadas que garantem o máximo de higiene nas suas superfícies." SILESTONE

"O granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos, tendo como minerais característicos frequentes moscovite, biotite e/ou anfíbolas.
...
O granito é utilizado como rocha ornamental e na construção civil. Para o sector de pedras ornamentais e de revestimento, o termo granito designa um amplo conjunto de rochas silicatadas, abrangendo monzonitos, granodioritos, charnockitos, sienitos, dioritos, doleritos, basaltos e os próprios granitos." WIKIPEDIA

Mais uma vez uns defendem a pedra e outros, o silestone. Eu acho o silestone bonitinho, mas não há o que chegue à beleza natural do granito. Depois o preço também é muito diferente, mas vai depender da pedra escolhida. Neste site encontrei alguns preços de referência para o Granito. MARMIROCHA

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Obras em casa I

Estamos na recta final do início das obras na nossa futura casinha.... Vamos restaurar!!!

Esta casa foi construída em 1940 (mais ou menos) pelos avós do meu marido. É uma casa que apesar da data da construção, tem compartimentos espaçosos e com uma boa esquadria (rectângulos e quadrados quase perfeitos). Claro que vai precisar de uns ajustes e algumas alterações, mas isso é transformar, neste caso, velho em novo.

 Algumas fotos da parte exterior.


O telhado terá de ser substituído, a idade não perdoa.
Mas a estrutura está perfeita!! Telhas velhas fora, venham as novas...

Vamos ter algum trabalho para remover todo este entulho, e ervas... mas conseguem imaginar videiras e pé de maracujá a crescer na estrutura?...Eu consigo.









 O Alpendre, para nas tardes de verão, sentados no banco, ver as crianças a brincar... Já ouço as gargalhadas de satisfação na minha mente.

Este janelão... Apaixonei-me por ele. Dá muita claridade e calor à casa.

E muito espaço para recebermos a família e os amigos. Este bloco vai a baixo (estou em negociações com o marido).

 


(Quase) sempre morei em casas, e acho que toda a criança adora espaço para correr, cair e levantar. Mexer na terra, provar o seu sabor, fazer bolinhos, cutucar o formigueiro, explorar, criar, enfim, ser criança!!!

Estas fotos são o agora... e há-de vir o depois.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Candeeiro de mesa ou "plafond" de parede

À procura de umas imagens para fazer découpage 3D, por acaso vi a imagem deste pratinho
(o site está inactivo, não sei o autor da imagem)

E surgiu uma ideia em minha cabeça… claro que a passei para papel e partilho aqui. Para já é apenas a ideia e espero que o trabalho final chegue em breve.
Fica aqui o "rabisco" que transformarei em candeeiro de mesa.