Ingredientes do bolo:
- 4 ovos;
- 250gr de farinha de trigo;
- 250gr de açucar;
-125gr de manteiga;
- 50gr de côco ralado;
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- 6 colheres de sopa de leite.
Calda:
- 3,5 chávenas de café de açucar;
- 3,5 chávenas de café de leite;
- 1 colher de sopa de côco ralado.
Modo de confecionar:
Bater as gemas com o açucar, até ficar uma massa esbranquiçada. Bater as claras em castelo.
À parte, juntar às gemas, a manteiga derretida, a farinha, o leite, o côco e o fermento.
Levar ao forno (180ºC) numa forma untada e polvilhada de farinha, até o bolo estar cozido.
Para a calda, basta juntar tudo e levar ao lume e deixar ferver um pouco.
Quando o bolo estiver morno deitar a calda toda por cima.
Bom apetite!
domingo, 11 de novembro de 2012
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Pãezinhos de leite
Esta receita é simples e rápida e uma ótima sujestão para um lanchinho.
Ingredientes
Para cerca de 12 pãezinhos
- 120g de margarina
- 300g de farinha
- 1 colher de café de fermento em pó
- 1/2 colher de café de sal
- 1 colher de sopa de açúcar
- 25cl de leite
Pré-aqueça o forno a 200º. Prepare a forminhas para os pães pincelando com margarinha.
Misture a farinha (peneirada) com o fermento, o sal e o açúcar. Adicione a margarinha e mexa com as pontas dos dedos deitando gradualmente o leite.
Mexa a massa com uma colher até obter uma mistura homogénea.
Distribua a massa pelas formas e leve a cozer no forno durante 25 minutos. Sirva quentes e poderá acompanhar com fiambre, queijo, doce ou simples.
Bom apetite!!
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Truques e Dicas - Bolos
Os meus bolos ficavam sempre enqueijados e não cresciam e eu não encontrava justificação para que isso estivesse (quase) sempre a a contecer. Resolvi procurar algumas dicas que ajudassem a resolver o meu problema e partilho-as aqui convosco.
Algumas são do conhecimento de todos e outras poderão ser a solução para os vossos problemas (no meu caso foi!!).
Algumas são do conhecimento de todos e outras poderão ser a solução para os vossos problemas (no meu caso foi!!).
- Deve-se usar todos os ingredientes com que se vai fazer o bolo à temperatura ambiente
- Quando se bater claras em castelo, devem-se bater firmes mas não em demasia, pois pode ressecar a massa do bolo
- Peneira-se a farinha, para a arejar, o ideal seria peneirar duas vezes. A segunda poderia ser já com o fermento caso a receita peça fermento
- Agite a embalagem do fermento, é uma composição de ingredientes que precisam ser misturados, pois separam-se em repouso
- Quando a receita indicar claras em castelo, pô-las em duas etapas, e mexer debaixo para cima delicadamente
- Não se deve untar as laterais da forma, isso faz com que o bolo quebre pois normalmente ele cresce e cede naturalmente um pouco depois ,e o facto de estar untado bloqueia esse processo rachando nas laterais. Depois de cozinhado é só passar uma faquinha que ele descola.
- Não se abre a porta nos primeiros 15m de cozedura
- Para ver se o bolo está cozido coloque o palito no centro do bolo e não na beirada, o palito tem que estar limpo e seco
- Se achar que bolo está muito corado e ainda cru no centro, tape-o com uma folha de alumínio, com a parte brilhante voltada para o bolo
- Deixe o bolo arrefecer em cima de uma grade para que o ar circule e evite colocar em superfícies frias
Boa sorte
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Bolo rústico de Maçã
Já não havia receita nova aqui no Blog a quase uma eternidade... a razão?!
Chegou uma princezinha linda que me ocupa grande parte do tempo, e ainda tem o rapazote que vai fazendo das suas arumações pela casa, assim a dedicação ao blog entrou em stand-by.
Mas vamos ao que interessa...
Ingredientes
Fiz assim
Pré-aqueça o forno a 210º. Unte a forma com manteiga e pouvilhe com açúcar amarelo. Descasque as maçãs e corte-as e fatias.
Disponha as maçãs em forma de flor no fundo de uma forma redonda (eu usei rectangular) e polvilhe com o açúcar baunilhado (fiz misturando um pouco de açúcar branco).
Derreta a manteiga numa pequena caçarola e deixe arrefecer (é importante que a manteiga arrefeça).
Bata os ovos numa tijela com o açúcar amarelo e o sal. Adiciona a manteiga derretida e a farinha peneirada aos poucos. Por fim junte o fermento.
Deite a massa sobre as maçãs e leve ao forno por 25 minutos, até ao bolo ficar bem dourado. Deixe arrefecer por uns minutos e desenforme. Sirva morno.
Os meus bolos nos últimos tempos tem ficados todos enqueijados e não crescem, mas no próximo post eu conto como resolvi esse problema.
Bom apetite!!
Chegou uma princezinha linda que me ocupa grande parte do tempo, e ainda tem o rapazote que vai fazendo das suas arumações pela casa, assim a dedicação ao blog entrou em stand-by.
Mas vamos ao que interessa...
Ingredientes
- 125g de manteiga (+ manteiga para untar forma)
- 100g de açúcar amarelo (+ açúcar para untar a forma)
- 2 maças (eu usei mais para ficar bem recheadinho)
- 1 colher de chá de açúcar baunilhado
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- 125g de farinha
- 1 colher de chá de fermento em pó
Fiz assim
Pré-aqueça o forno a 210º. Unte a forma com manteiga e pouvilhe com açúcar amarelo. Descasque as maçãs e corte-as e fatias.
Disponha as maçãs em forma de flor no fundo de uma forma redonda (eu usei rectangular) e polvilhe com o açúcar baunilhado (fiz misturando um pouco de açúcar branco).
Derreta a manteiga numa pequena caçarola e deixe arrefecer (é importante que a manteiga arrefeça).
Bata os ovos numa tijela com o açúcar amarelo e o sal. Adiciona a manteiga derretida e a farinha peneirada aos poucos. Por fim junte o fermento.
Deite a massa sobre as maçãs e leve ao forno por 25 minutos, até ao bolo ficar bem dourado. Deixe arrefecer por uns minutos e desenforme. Sirva morno.
Os meus bolos nos últimos tempos tem ficados todos enqueijados e não crescem, mas no próximo post eu conto como resolvi esse problema.
Bom apetite!!
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Canjica
Eu adoro canjica, e de vez em quando bate a quele desejo enorme de comer, então lá vou eu pro supermercado comprar os ingredientes do meu desejo.
Lista de compras:
Colocar o milho de molho em água na véspera para amaciar.
Numa panela de pressão colocar o milho escorrido, acrescentar água para o cozimento, o sal e o cravinho. Caso use canela deverá adicionar agora (eu gosto mais sem a canela). Como o milho ainda vai inchar deverá colocar a água sempre uns dois dedos acima do nível do milho. Após começar a ferver contar 30min e desligar. Deixar sair naturalmente toda a pressão. Verificar se ficou cozido.
Acrescentar o leite condensado, o leite de coco e o leite ao milho cozido (não é necessário escorrer) e deixar ferver cerca de 10 min. Acrescentar o coco ralado (fresco ou seco) e mexer. Deixar mais 10 minutos para engrossar, mexendo pontualemnte para não grudar.
Poderá ser servida quente ou fria, conforme a preferência e decorada com cravinho e/ou canela em pó.
Espero que gostem, eu... me deliciei
Bom apetite!!
![]() |
| emprestada daqui |
Lista de compras:
- 250 g de milho branco (pra canjica)
- 200 ml de leite de coco
- 1 lata de leite condensado
- 2 chávena (chá) de leite (de soja)
- 1 chávena (chá) de coco ralado (com coco fresco é melhor, mas desta vez só tinha seco)
- 1 colher (café) sal
- 3 "flores" de cravinho da índia
- 1 pau de canela (opcional)
- água qb
Colocar o milho de molho em água na véspera para amaciar.
Numa panela de pressão colocar o milho escorrido, acrescentar água para o cozimento, o sal e o cravinho. Caso use canela deverá adicionar agora (eu gosto mais sem a canela). Como o milho ainda vai inchar deverá colocar a água sempre uns dois dedos acima do nível do milho. Após começar a ferver contar 30min e desligar. Deixar sair naturalmente toda a pressão. Verificar se ficou cozido.
Acrescentar o leite condensado, o leite de coco e o leite ao milho cozido (não é necessário escorrer) e deixar ferver cerca de 10 min. Acrescentar o coco ralado (fresco ou seco) e mexer. Deixar mais 10 minutos para engrossar, mexendo pontualemnte para não grudar.
Poderá ser servida quente ou fria, conforme a preferência e decorada com cravinho e/ou canela em pó.
Espero que gostem, eu... me deliciei
Bom apetite!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)



