domingo, 11 de novembro de 2012

Bolo de Côco

Ingredientes do bolo:
- 4 ovos;
- 250gr de farinha de trigo;
- 250gr de açucar;
-125gr de manteiga;
- 50gr de côco ralado;
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- 6 colheres de sopa de leite.

Calda:
- 3,5 chávenas de café de açucar;
- 3,5 chávenas de café de leite;
- 1 colher de sopa de côco ralado.

Modo de confecionar:
Bater as gemas com o açucar, até ficar uma massa esbranquiçada. Bater as claras em castelo.
À parte, juntar às gemas, a manteiga derretida, a farinha, o leite, o côco e o fermento.
Levar ao forno (180ºC) numa forma untada e polvilhada de farinha, até o bolo estar cozido.
Para a calda, basta juntar tudo e levar ao lume e deixar ferver um pouco.
Quando o bolo estiver morno deitar a calda toda por cima.

Bom apetite!



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pãezinhos de leite



Esta receita é simples e rápida e uma ótima sujestão para um lanchinho.

Ingredientes

Para cerca de 12 pãezinhos
  • 120g de margarina
  • 300g de farinha
  • 1 colher de café de fermento em pó
  • 1/2 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 25cl de leite
Fiz assim

Pré-aqueça o forno a 200º. Prepare a forminhas para os pães pincelando com margarinha.
Misture a farinha (peneirada) com o fermento, o sal e o açúcar. Adicione a margarinha e mexa com as pontas dos dedos deitando gradualmente o leite.

Mexa a massa com uma colher até obter uma mistura homogénea.

Distribua a massa pelas formas e leve a cozer no forno durante 25 minutos. Sirva quentes e poderá acompanhar com fiambre, queijo, doce ou simples.

Bom apetite!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Truques e Dicas - Bolos

Os meus bolos ficavam sempre enqueijados e não cresciam e eu não encontrava justificação para que isso estivesse (quase) sempre a a contecer. Resolvi procurar algumas dicas que ajudassem a resolver o meu problema e partilho-as aqui convosco.
Algumas são do conhecimento de todos e outras poderão ser a solução para os vossos problemas (no meu caso foi!!).
  • Deve-se usar todos os ingredientes com que se vai fazer o bolo à temperatura ambiente
  • Quando se bater claras em castelo, devem-se bater firmes mas não em demasia, pois pode ressecar a massa do bolo
  • Peneira-se a farinha, para a arejar, o ideal seria peneirar duas vezes. A segunda poderia ser já com o fermento caso a receita peça fermento
  • Agite a embalagem do fermento, é uma composição de ingredientes que precisam ser misturados, pois separam-se em repouso
  • Quando a receita indicar claras em castelo, pô-las em duas etapas, e mexer debaixo para cima delicadamente
  • Não se deve untar as laterais da forma, isso faz com que o bolo quebre pois normalmente ele cresce e cede naturalmente um pouco depois ,e o facto de estar untado bloqueia esse processo rachando nas laterais. Depois de cozinhado é só passar uma faquinha que ele descola.
  • Não se abre a porta nos primeiros 15m de cozedura
  • Para ver se o bolo está cozido coloque o palito no centro do bolo e não na beirada, o palito tem que estar limpo e seco
  • Se achar que bolo está muito corado e ainda cru no centro, tape-o com uma folha de alumínio, com a parte brilhante voltada para o bolo
  • Deixe o bolo arrefecer em cima de uma grade para que o ar circule e evite colocar em superfícies frias
Boa sorte
 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Bolo rústico de Maçã

Já não havia receita nova aqui no Blog a quase uma eternidade... a razão?!
Chegou uma princezinha linda que me ocupa grande parte do tempo, e ainda tem o rapazote que vai fazendo das suas arumações pela casa, assim a dedicação ao blog entrou em stand-by.

Mas vamos ao que interessa...



Ingredientes
  • 125g de manteiga (+ manteiga para untar  forma)
  • 100g de açúcar amarelo (+ açúcar para untar a forma)
  • 2 maças (eu usei mais para ficar bem recheadinho)
  • 1 colher de chá de açúcar baunilhado
  • 2 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 125g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Fiz assim

Pré-aqueça o forno a 210º. Unte a forma com manteiga e pouvilhe com açúcar amarelo. Descasque as maçãs e corte-as e fatias.

Disponha as maçãs em forma de flor no fundo de uma forma redonda (eu usei rectangular) e polvilhe com o açúcar baunilhado (fiz misturando um pouco de açúcar branco).

Derreta a manteiga numa pequena caçarola e deixe arrefecer (é importante que a manteiga arrefeça).

Bata os ovos numa tijela com o açúcar amarelo e o sal. Adiciona a manteiga derretida e a farinha peneirada aos poucos. Por fim junte o fermento.

Deite a massa sobre as maçãs e leve ao forno por 25 minutos, até ao bolo ficar bem dourado. Deixe arrefecer por uns minutos e desenforme. Sirva morno.


Os meus bolos nos últimos tempos tem ficados todos enqueijados e não crescem, mas no próximo post eu conto como resolvi esse problema.

Bom apetite!!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Canjica

Eu adoro canjica, e de vez em quando bate a quele desejo enorme de comer, então lá vou eu pro supermercado comprar os ingredientes do meu desejo.

emprestada daqui


Lista de compras:
  • 250 g de milho branco (pra canjica)
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 chávena (chá) de leite (de soja)
  • 1 chávena (chá) de coco ralado (com coco fresco é melhor, mas desta vez só tinha seco)
  • 1 colher (café) sal
  • 3 "flores" de cravinho da índia
  • 1 pau de canela (opcional)
  • água qb
Eu faço assim:
Colocar o milho de molho em água na véspera para amaciar.
Numa panela de pressão colocar o milho escorrido, acrescentar água para o cozimento, o sal e o cravinho. Caso use canela deverá adicionar agora (eu gosto mais sem a canela). Como o milho ainda vai inchar deverá colocar a água sempre uns dois dedos acima do nível do milho. Após começar a ferver contar 30min e desligar. Deixar sair naturalmente toda a pressão. Verificar se ficou cozido.

Acrescentar o leite condensado, o leite de coco e o leite ao milho cozido (não é necessário escorrer) e deixar ferver cerca de 10 min. Acrescentar o coco ralado (fresco ou seco) e mexer. Deixar mais 10 minutos para engrossar, mexendo pontualemnte para não grudar.

Poderá ser servida quente ou fria, conforme a preferência e decorada com cravinho e/ou canela em pó.

Espero que gostem, eu... me deliciei

Bom apetite!!