sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Doce de Chu Chu

Fiz este doce para aproveitar os chu chus que me foram oferecidos!

Ingredientes:
- 1100 gr de chu chu descascado e descaroçado;
- 500 gr de açucar;
- 2 paus de canela;
- 4 casquinhas de limão;

Confecção:
Com um ralador ralar o chu chu ou então cortar em quartos e ir lascando muito fininho para um recipente.
Este doce é feito na panela de pressão.
Colocar todos os ingredientes e levar ao lume brando e deixar cozinhar por 40 minutos, depois de a panela de pressão começar a ferver.
Depois de feito colocar em frascos.

Bom apetite!

Notas:
Foi a primeira experiência, mas eu retirava 100 gr de açucar e a casca do limão pode ser verde, fica um gostinho saboroso a limão.


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tarte de Chuchu



A pedido de várias pessoas, aqui vai uma deliciosa receita que me foi fornecida pelo meu querido Marco :)

Ingredientes:
- 1 Kg de chuchus limpos
- 200 gr de açucar
- 4 ovos
- 5 colheres de sopa de farinha
- 2 colheres e 1/2 de sopa de manteiga
- raspa de um limão
- 2 colheres e 1/2 de chá de fermento
- canela e açucar em pó (para os mais gulosos)
- manteiga para untar a tarteira
- farinha q.b. para polvilhar a tarteira
- papel vegetal (opcional)

Preparação:
Cozer o chuchu em água e um pouco de sal. Quando estiver cozido passar pela varinha mágica. Colocar o preparado obtido num pano e deixar escorrer muito bem. Convém fazer esta parte de véspera ou uma hora antes para não fazer tudo à pressa.
Bater os ovos, o açucar e a manteiga, juntar a raspa de limão, a farinha e o fermento, e por fim adicionar o chuchu escorrido. Mexer bem o preparado.
Untar muito bem a tarteira e polvilhá-la de seguida. Colocar a massa obtida anteriormente e levar ao forno médio a cozer durante cerca de 45 minutos.
Quando estiver pronta deixar amornar e desenformar, de seguida colocar a canela e o açucar em pó.

Notas:
À massa podem ser adicionadas 100 gr de amêndoa com pele moída grosseiramente.
Pode acontecer a tarte começar a ficar corada de mais antes de estar pronta para isso basta colocar papel de alumínio para não deixar queimar.
Fazer o teste do palito até não vir massa agarrada.

Bom apetite!


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pão de Jamon


Esta é uma receita tradicional da Venezuela e a primeira vez que comi foi em casa da Madrinha. Muito bom.
Os meus irmãos são devoradores (e eu também) deste pão, por isso resolvi procurar a receita pra fazer para eles (e para mim), assim esta receitinha é dedicada aos meus manos, Maninho e Muchi.

Encontrei aqui, e fiz umas pequeninas modificações.



Para a massa:

  • 2 Saquetas de fermento padeiro (Vahiné) - usa-se 1 saqueta por cada 250g de farinha
  • 1 Chávena (chá) de água morna
  • 1 Colher (chá) de açúcar
  • ½ Kg de farinha de trigo
  • 3 Colheres de sopa de açúcar
  • 1 Colher de chá de sal
  • 6 Colheres de sopa de azeite
  • 1 Ovo
  • Farinha para enfarinhar a superfície
  • Manteiga para untar a massa (aberta) qb

Para o recheio
  • 250gr de bacon magro fatiado 
  • 250gr de pá fumada (ou fiambre comum)
  • Uva passa q.b. (cerca de 100g)
  • Azeitona (verde ou preta) q.b. - pode ser com ou sem caroço, originalmente é com caroço (cerca de 100g)
Para pincelar e selar a massa 
  • 1 gema de ovo
Faz-se assim

Dilui-se o fermento de padeiro e a colher de chá de açúcar na água morna.
Num recipiente coloque a farinha, o açúcar e o sal e misture. Abra um buraco no meio e acrescente o fermento diluído,  o ovo, e o azeite. Mexa, sove, bata até obter uma massa suave que se despegue das mãos. Se necessário acrescente farinha ou água morna para a massa ficar no ponto.

Cubra o recipiente com um cobertor ou toalha e deixe a massa descansar durante o tempo indicado na embalagem do fermento (cerca de 1h).

Abra a massa em um retângulo, na espessura de aproximadamente 1cm (ou menos). Sobre a massa coloque as fatias de fiambre, por cima do fiambre disponha as de fatias de bacon e distribua as azeitonas e passas uniformemente.
Enrole a massa formando um rolo (rocambole). Feche as laterais e a massa com um pouco de gema de ovo - ajuda  colar.
Forre uma assadeira com papel vegetal ou unte com manteiga e enfarinhe e deixe o rolo descansar até dobrar de volume.
Pincele com a restante gema e leve ao forno médio (180º) pré-aquecido durante aproximadamente 20min.

Sirva fatiado.

Bom apetite 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mousse de Morango

Vi esta receitinha de mousse de morango no blog da Lets e achei que era uma delicia.

retirado da net, se for sua me enviei um e-mail que indico os créditos

Vai ser preciso
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pacote de natas
  • 2 unidades de iogurte natural
  • 1 saquinho de Tang
Faz-se forma muito fácil e rápida.
Misturar tudo com a varinha mágica. Dividir em tacinhas individuais (ou não) e colocar no frigotifico até servir.

Comprei os ingredientes pra fazer a delicia, mas fui fazer a casa da minha mãe, então faltou as natas. Troquei por mais um iogurte natural. Ainda pensei em acrescentar folhas de gelatina, mas não vale a pena, fica muito cremoso.

Resultado: Ficou um pouco doce demais, mas é saborosa e parece mesmo danoninho, como diz a Lets.

Obrigada Lets por me emprestar a receita, da próxima vez sigo à risca.

Abraço

sábado, 15 de outubro de 2011

Doce de abóbora

Chegou o Outono, e como não podia deixar de ser há que aproveitar o que se plantou nas estações anteriores, para este doce a rainha é a abóbora.

Ingredientes:
- 1 kg de abóbora
- 750 gr de açucar
- 200 gr de côco ralado
- cravos da índia e canela em pau (a gosto)

Confecção:
Descascar a abóbora e cortá-la aos cubos.
Juntar o açucar, o cravo, a canela e colocar a cozer em lume baixo.
Após estar cozida amassar muito bem a abóbora, misturar de seguida o côco e deixar cozer por pelo menos mais 5 minutos.
Deixar arrefecer e conservar em frascos no frigorífico.

Notas:
Para conservar também se pode colocar alguns dos frascos no congelador, maneira de ter doces todo o ano.