quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Kibe (ou quibe) de Frango

Vi esta receitinha no site "na minha panela".

A receita original era de kibe no forno, mas como eu estava com um pouco de pressa fiz mesmo frito e gostei do resultado.

Ingredientes:
  • 250g de farinha para Kibe
  • 300g de peito de frango moído/picado
  • 1 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 ramo (generoso) de Hortelã picado
  • Sal e pimenta preta q.b
Fiz assim:

Deixei o o trigo para Kibe a hidratar por 30min, ao fim desse tempo escorrer muito bem. Eu utilizei um coador grande. Reserve.
Num refratário misture o frango, o azeite, a cebola, o alho e a hortelã picada. Tempere a seu gosto com sal e pimenta. Com as mãos amasse muito bem a mistura. Adicione o trigo para Kibe e volte a amassar muito bem.
Molde no formato tradicional ou em bolas e frite em óleo quente.


O Kibe normalmente é servido em festas como entrada/aperitivo, mas neste dia foi refeição. Acompanhei com arroz branco, batata frita e salada. Poderá fazer no forno (opção mais saudável e igualmente saborosa - ver aqui).

Bom apetite!!


Curiosidades:

"Quibe (ou kibe; em árabe كبة ['kibbeh] ou ['kubbah]) é um prato típico do Oriente Médio que consiste em um bolinho de carne moída (eventualmente substituída por proteína de soja), temperada com ervas, que pode ser cru, cozido ou frito. O nome deriva de kubbeh que em árabe significa bola. É um prato muito popular e considerado o prato nacional no Líbano, Síria e Iraque. É também comum no norte da África, na Turquia, na península arábica e em parte do Cáucaso, como na Armênia. Imigrantes dessas regiões difundiram a receita para outras partes do mundo - em especial para o Brasil, onde se pode comer quibe em padarias, lanchonetes, restaurantes e bares."  In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quibe

2 comentários:

  1. olá Ana
    adoro quibe, o ultimo que fiz não ficam muito bom não.
    nunca fiz quibe com franco, vou experimentar.
    essa receita parede deliciosa, vou salvar tentar fazer, o que eu tinha feiro, não era frito,era assado no forno,e ficou muito duro.
    horrível

    baci

    ResponderEliminar
  2. Oi Renata, saudades de passar por aqui. Estou com um blog novo: http://corujinhaartesanato.blogspot.com/

    Passa lá para me visitar!
    Beijos,

    Flávia

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário. Espero sua próxima visita. Abraço