segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Coroa ou Guirlanda de Natal

Nunca tinha pensado nem tentado saber qual o significado das Guirlandas de Natal penduradas nas nossas portas durante o mês de Dezembro. É bonito, alegre, e transmite a ideia de boas vindas. Vou fazer uma e pendurar na minha porta!

Mas agora que resolvi mostrar as minhas (pra quem não foi lá a casa), resolvi ir à procura do que são e pra que servem, encontrei estes textos:


"A guirlanda é um símbolo de prosperidade, evolução e recomeço.
É ela que nos recebe de braços abertos dando-nos as boas vindas nas portas das residências que visitamos na época natalina.
Porém mais que um simples adorno de porta, a guirlanda é uma peça singular cuja produção retrata o brilho, a alegria e materializam o espírito de cada anjo que nela habita." - Anonimo


"Guirlanda de Advento.
Essa é uma tradição muitíssimo antiga. Nasceu onde hoje é a Alemanha e a Escandinávia. As pessoas recolhiam folhas de pinheiro em pleno inverno porque eram as únicas que permaneciam verdes. Com elas, preparavam uma guirlanda, que refletia a esperança do retorno do Sol, depois da escuridão do inverno. O formato circular simbolizava o ciclo anual das estações do ano. E velas eram colocadas ao redor, cada uma guardando a promessa de luz e de renovação da vida. Na Escandinávia, mesmo em tempos pré-cristãos, era costume dispor velas em um círculo e acendê-las, as preces eram dirigidas ao deus da luz e pediam que ele fizesse girar a "roda da terra" de volta em direção ao Sol, para que os dias voltassem e a longa noite fosse embora... " - Adília Belotti

"Às vezes conhecida por “coroa de Natal” ou “Guirlanda” são memoriais de consagração. Em grego é “stephano”, em latim “corona” - podem ser entendidas como:- enfeites, oferendas, celebração memorial aos deuses, celebração memorial à vitalidade do mundo vegetal, celebração das vítimas que eram sacrificadas aos deuses pagãos, celebração nos esportes. Significam um “Adorno de Chamamento” e, conseqüentemente, são porta de entrada de deuses. Razão pela qual, em geral, se colocam as guirlandas nas portas, como sinal de boas vindas!" - http://www.comunidadeshekinah.com.br



Por isso:

Bem vindos e Feliz época de Natal


Guirlanda em Feltro - Natal 2007 e 2008

Vi uma Guirlanda em Feltro na capa da revista "saber viver" (não consegui o nº da edição), e resolvi fazer a minha assim. Esta Guirlanda teve duas versões, com e sem o contorno das folhas e estrelas com purpurina. Deu-me imenso trabalho fazê-la porque a coroa foi costurada a mão. As folhas, estrelas e botões foram colados. Antes de colar os botões passei a linha como se tivessem sido costurados.


Guirlanda com ramos de Salgueiro - Natal de 2009

Quando pensei em fazer esta Guirlanda queria ter utilizado ramos de videira, mas não arranjei, por isso andei pelas margens da pateira a apanhar ramos de salgueiro e lá consegui entrelaça-los em algo semelhante a um circulo. As flores e bolinhas foram aproveitadas de decorações do natal do ano anterior e a fita dourada foi aproveitada de uma caixa de bolas de Natal da loja do 1,75. "Juntei" tudo com cola quente.

Guirlanda pinheiro artificial - Natal de 2010


Esta foi a que me deu menos trabalho fazer. Comprei a coroa de pinheiro artificial na loja dos 1,75 que vende coisas de 1,90. Os laços foram aproveitados das prendinhas de Natal do ano passado (guardo muito "lixo"). As bolas, bolinhas e pinha já andavam cá por casa a uns anos.

2 comentários:

  1. Olá amiga! A que eu mais gostei foi a dos ramos de salgueiro... tem carinha de "feito com amor". Aqui em casa a nossa de todos os anos é uma bem pequenina, que comprei nas lojas americanas bem baratinho.

    Beijos e bom ano de 2011 para sua linda família!!

    ResponderEliminar
  2. Quantas opções, parabéns pela disposição e criatividade.
    Vi vc lá nop mosaico da Rê, e vim aqui te visitar. Já vou ali pra te seguir...
    Bjinhosss

    www.rosaturquesa.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário. Espero sua próxima visita. Abraço