segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Bolo rústico de Maçã

Já não havia receita nova aqui no Blog a quase uma eternidade... a razão?!
Chegou uma princezinha linda que me ocupa grande parte do tempo, e ainda tem o rapazote que vai fazendo das suas arumações pela casa, assim a dedicação ao blog entrou em stand-by.

Mas vamos ao que interessa...



Ingredientes
  • 125g de manteiga (+ manteiga para untar  forma)
  • 100g de açúcar amarelo (+ açúcar para untar a forma)
  • 2 maças (eu usei mais para ficar bem recheadinho)
  • 1 colher de chá de açúcar baunilhado
  • 2 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 125g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Fiz assim

Pré-aqueça o forno a 210º. Unte a forma com manteiga e pouvilhe com açúcar amarelo. Descasque as maçãs e corte-as e fatias.

Disponha as maçãs em forma de flor no fundo de uma forma redonda (eu usei rectangular) e polvilhe com o açúcar baunilhado (fiz misturando um pouco de açúcar branco).

Derreta a manteiga numa pequena caçarola e deixe arrefecer (é importante que a manteiga arrefeça).

Bata os ovos numa tijela com o açúcar amarelo e o sal. Adiciona a manteiga derretida e a farinha peneirada aos poucos. Por fim junte o fermento.

Deite a massa sobre as maçãs e leve ao forno por 25 minutos, até ao bolo ficar bem dourado. Deixe arrefecer por uns minutos e desenforme. Sirva morno.


Os meus bolos nos últimos tempos tem ficados todos enqueijados e não crescem, mas no próximo post eu conto como resolvi esse problema.

Bom apetite!!

1 comentário:

  1. Oi Renata!!! Que bolo gostoso, hein? Me deu água na boca...

    Beijos para essa família linda! Saudades!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário. Espero sua próxima visita. Abraço