Inspirada na época natalícia aqui deixo uma relíquia que exige um grau de dedicação muito elevado, sim esta receita não é nada fácil, mas quando bem executada ... uma delícia.
Eu costumo fazer 3 Kg e dá em média 7 bolos.
A ter na dispensa:
- Uma masseira de madeira (onde se prepara a massa)
Ingredientes:
Por cada quilo de farinha
- 1 Kg de farinha;
- 25o gr de açucar;
- 20 gr de sal;
- 125 gr de manteiga;
- 6 ovos;
- vinho do Porto;
- 70 gr de levedura;
- raspa de limão (a gosto)
- Fruta cristalizada q.b. (abóbora colorida, figo, casca laranja, cereja, uva passa, pinhão, nóz, etc...)
Preparação do crescente (para 3 Kg)
Colocar na masseira 1 Kg de farinha e abrir um buraco na farinha (bem grande), colocar 18 ovos e 210 gr de levedura e amassar muito bem. Juntar farinha aos poucos até se obter uma massa (como a do pão em termos de consistência). Deixar repousar por 45 minutos perto de um local quente (lareira), essa massa fica na masseira encostada a um cantinho e tapada para não apanhar poeiras.
Enquanto o crescente descansa, ao lado na parte da masseira limpa colocar 1,5 Kg de farinha, o açucar e abrir um buraco, raspar o limão (quanto mais verde mais saboroso).
Quando o tempo do crescente estiver a terminar derreter 375 gr de manteiga.
Derreter as 60 gr de sal em água quente.
Terminado o tempo de descanso da massa, à parte da raspa juntar o sal e a manteiga derretidos e amassar muito bem, de seguida juntar o crescente e acrescentar água, se necessário, (é sempre preciso acrescentar água, esta pode ser morna) mas não em demasia, juntar o vinho do Porto (aproximadamente um cálice ).
PS- Ir juntando farinha às mãos para ir trabalhando a massa, pois a massa final tem de ter a consistência da do pão.
Chegou a altura de juntar as frutas secas:
- nóz (partida);
- sultanas (uva passa);
- pinhão;
- fruta cristalizada (variada e cortada aos cubinhos pequeninos), misturar muito bem mesmo.
PS-Deixar alguma desta fruta para enfeitar.
Deixar repousar novamente por 1h/1,5H.
Dividir a massa.
Fazer uma base em papel costumo aproveitar os pacotes de açucar e farinha e com uma tesoura arredondo de modo a deixar um círculo com o máximo de tamanho e polvilhar com farinha.
Passar ambas as mãos por farinha antes de dar a forma aos bolos. Tirar um bocado da massa e pousar numa superfície polvilhada ela também de farinha e com o dedo direito fazer um buraco e ir rodando a massa de modo a fazer um anel bem redondinho, de seguida pousar sobre o papel polvilhado.
Enfeitar os bolos com a fruta cristalizada a gosto.
PS- Costumo deixar metades de nóz inteiras fica uma maravilha torradinha ;)
O forno deve estar pré- aquecido a 200ºC.
Antes de colocar os bolos no forno, temos de pincelar os bolos, mas sem encharcar (isto vai deixar os bolos lourinhos por cima) com a seguinte mistura. Uma gema de ovo e um pouquinho de água fria mesmo muito pouco 1 a 2 colheres de sopa + ou -.
Quando estiver cozido, tirar do forno e agora desta vez pincelamos com a seguinte mistura: 3 colheres de sopa de açucar bem cheias e água q.b. (desta vez quero uma solução quase saturada, ou seja, a água bem doce).
Logo de seguida para dar um ar de neve colocar açucar em pó num coador e ir abanando pelo bolo todo, mas sem exagerar.
Bom apetite!